Ceratocone

ceratocone

O que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença da córnea, caracterizada pelo aumento progressivo da curvatura da córnea, bem como pela diminuição progressiva de sua espessura.

Em outras palavras, a córnea (parte mais anterior do olho), torna-se “pontuda” e “fina”. Na evolução natural do ceratocone, a córnea perde progressivamente sua conformação original (levemente curva) e adquire um formato atípico (extremamente curva, semelhante a um cone).

Dúvidas sobre o ceratocone? Fale com um especialista:

O ceratocone é uma doença controlável, que pode ser bem manuseada em suas diversas fases.

O ceratocone começa a se desenvolver geralmente na adolescência, a partir dos 15 anos de idade em média, e apresenta seu pico de evolução entre os 15 e 25 anos. Entretanto, existem alguns casos de aparecimento e evolução precoces (antes dos 15 anos) e também casos de aparecimento e evolução tardia (após os 30 anos).

Se você quiser saber mais sobre o ceratocone, você pode baixar o nosso e-book:

hospital-de-olhos-ceratocone

Causas do Ceratocone

Não existe um consenso sobre a causa exata do ceratocone, que ainda é desconhecida. Sabe-se no entanto que alguns genes estão diretamente envolvidos no aparecimento do ceratocone. Por isso, a presença do ceratocone é mais comum em membros de uma mesma família, não sendo uma herança genética obrigatória. Porém, sua evolução pode ser distinta entre os membros da família.

ceratocone
Figura: Olho com ceratocone

É conhecido também que alguns fatores externos atuam acelerando a progressão do ceratocone, como traumas repetitivos durante o hábito de coçar os olhos. Acredita-se também que a infecção por alguns vírus possa desencadear reações imunológicas capazes de estimular a progressão do ceratocone.

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (38) 3222.0052 ou pelo WhatsApp (38) 9-9834-3040.

RELACIONADOS

ceratocone-mini
Cirurgia de Ceratocone
A cirurgia do ceratocone pode ser realizada de três formas, dependendo do grau de evolução da doença, são elas: Anel de Ferrara ou Anel Corneano…
tratamentos-de-miopia-pacientes
Tratamentos de Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia
Tratamentos de Miopia A correção da miopia poderá ser efetuada: Pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou lentes…

Exames de Ceratocone
A suspeita do ceratocone começa quando o paciente apresenta queixa de baixa visão e aumento progressivo do astigmatismo ou baixa visão mesmo com óculos. Nesses…