Notícias

19
Jun

3 Hábitos Que Você Pode Mudar Agora Para Prevenir a Catarata

prevenir-a-catarata

A Catarata é a doença ocular progressiva que provoca a opacificação do cristalino, a lente natural do olho localizada entre a íris e a pupila. A superfície do cristalino perde transparência devido ao acúmulo de pigmentos e gordura. Em seus estágios mais avançados, a Catarata deixa o olho do paciente com a pupila esbranquiçada, e prejudicando bastante a visão.

A maioria dos casos de Catarata está diretamente relacionada ao processo natural de envelhecimento das células do corpo, por isso ela tem maior incidência entre pessoas já em idade avançada.

Mas o envelhecimento não é o único fator de gatilho para o desenvolvimento da Catarata. Ela pode ser desenvolvida precocemente em pessoas que têm alguns hábitos que apresentam fatores de risco.

duvidas-sobre-catarata-adquirida

Separamos aqui 3 hábitos que você pode mudar agora, e que são considerados como fatores de risco para o desenvolvimento da Catarata Adquirida:

Você fuma? Então pare agora:

os cigarros são recheados de mais de 4 mil substâncias tóxicas, e está diretamente ligado ao envelhecimento precoce das células do seu corpo. Estudos apontam que fumantes são 2 vezes mais propensos a desenvolver catarata com menos idade.

Álcool é bom, mas não em excesso:

vários estudos apontam que o álcool, em quantidades moderadas, podem estar relacionados à boa saúde. Mas, como tudo em excesso, o álcool também contribui para o envelhecimento precoce das suas células. Reduza a quantidade de álcool que você ingere, e previna o desenvolvimento de Catarata precoce.

Tomar Sol faz bem, mas é preciso se proteger:

A exposição ao Sol é importante para o que o nosso corpo possa produzir Vitamina D e processar cálcio para os ossos. Mas, em excesso, pode ser extremamente nocivo. Quando você for à praia, lembre-se de proteger a sua pele e os seus olhos da exposição excessiva aos raios UVA e UVB. Além de estes raios acelerarem a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, os raios podem provocar queimaduras na córnea, desencadeando a Catarata precoce.

A Catarata é inevitável – todos nós teremos quando passarmos dos 70 anos. Mas reverter estes hábitos pode retardar o aparecimento de Catarata de forma precoce.

Comece já a sua nova rotina de prevenção à Catarata, e lembre-se de manter um acompanhamento oftalmológico regular. Agende já uma consulta de rotina com os especialistas do Hospital de Olhos do Norte de Minas.

Enquanto isso, aproveite para baixar nosso Ebook especial, com tudo o que você precisa saber sobre os Fatores de Risco da Catarata. Para ter acesso a este conteúdo, basta clicar no link abaixo:

ebook-de-catarata-adquirida

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (38) 3222.0052 ou pelo WhatsApp (38) 9-9834-3040.