Notícias

20
Jun

A importância dos exames no diagnóstico da Catarata

diagnostico-da-Catarata

A Catarata é uma doença ocular progressiva, que provoca a perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. A perda de transparência é causada pelo acúmulo de pigmentos e gordura na superfície do cristalino, provocando perda de visão.

Em seus estágios mais avançados, é fácil identificar uma pessoa que tem Catarata, porque seu olho fica com aspecto esbranquiçado e fosco.

Mas o esbranquiçado do olho, tão característico da Catarata, leva tempo para aparecer. Este é um processo progressivo e lento. Por isso, quando em seus estágios iniciais, nem sempre é possível identificar o desenvolvimento da Catarata em um paciente.

duvidas-sobre-catarata-adquirida

Os primeiros sinais de Catarata podem facilmente ser confundidos com os sintomas de erros refrativos. Os pacientes relatam visão distorcida, com pouca nitidez. Depois são relatadas sensibilidade à luz, formação de halos de luz nos objetos e queda sensível de visibilidade à noite ou em pouca iluminação. Neste momento, o oftalmologista começa a suspeitar da Catarata.

E assim como acontece com as outras patologias oculares, o diagnóstico da Catarata só pode ser identificado pelo oftalmologista especializado, e somente depois que o paciente realiza uma rotina de exames oftalmológicos, que são específicos para o diagnóstico da Catarata. Os resultados dos exames são comparados entre si, e a combinação deles define o diagnóstico.

É importante ressaltar que a Catarata, quando não identificada cedo ou não tratada, pode levar à perda da visão, mesmo que essa perda seja reversível. Por isso, manter uma rotina de acompanhamento oftalmológico regular, ao menos uma vez ao ano, é essencial para manter a saúde dos seus olhos em dia.

O Hospital de Olhos do Norte de Minas conta com equipe especializada em saúde ocular, e toda a infraestrutura para a realização dos exames diagnósticos da Catarata. Agende já uma consulta de rotina e mantenha a sua visão sempre saudável.

Enquanto isso, criamos um guia exclusivo sobre a Catarata e seus fatores de risco. Para ter acesso a este conteúdo, basta clicar no link abaixo.

ebook-de-catarata-adquirida

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (38) 3222.0052 ou pelo WhatsApp (38) 9-9834-3040.