Notícias

19
Jun

Catarata e a Diabetes Gestacional

catarata-e-diabetes-gestacional

A catarata é uma doença ocular progressiva, que está atrelada ao processo natural de envelhecimento das células do corpo. Por isso mesmo, é popularmente conhecida como “doença da terceira idade”, já que 90% da incidência dos casos está entre pessoas com idades avançadas.

A Catarata é o nome dado à perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho, que fica localizada entre a íris e a pupila. A opacificação acontece devido ao acúmulo de pigmentos e gordura na superfície do cristalino, o que vai provocando perda gradativa da visão.

Mas apesar de ter sua maior incidência entre idosos, a Catarata também pode se desenvolver a partir de outros fatores. Um dos fatores são problemas metabólicos, como a Diabetes, que é o que vamos abordar neste post.

A Diabetes é uma disfunção metabólica que faz com que o pâncreas não produz a insulina suficiente para metabolizar e distribuir a glicose consumida. Pessoas com diagnóstico de Diabetes geralmente precisam fazer aplicações de insulina para auxiliar o organismo neste processo.

duvidas-sobre-catarata-adquirida

Esta disfunção do pâncreas pode aparecer também em gestantes, e o aumento da glicose em grávidas é conhecido como Diabetes Gestacional.

A glicose fora de controle pode acarretar em vários problemas secundários. No caso das gestantes, a Diabetes Gestacional pode provocar má formação fetal, abortos espontâneos e Catarata. Esta Catarata é conhecida como Catarata Metabólica, e precisa ser tratada imediatamente.

Assim que se recebe a confirmação de gravidez, é importante fazer, além dos exames pré-natais, acompanhamento oftalmológico e endocrinológico. Manter a glicose sob controle é extremamente importante, pois a Diabetes pode ser passada também para o feto, que pode desenvolver Catarata Congênita.

O Hospital de Olhos do Norte de Minas conta com uma equipe de oftalmologistas especializada, que pode diagnosticar e tratar todas as patologias oculares. Não perca tempo e agende já uma consulta oftalmológica preventiva com o Hospital de Olhos em Montes Claros.

Enquanto isso, criamos um guia exclusivo, com todas as informações sobre a Catarata e seus fatores de risco. Para ter acesso a este conteúdo, basta clicar no link abaixo:

ebook-de-catarata-adquirida

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (38) 3222.0052 ou pelo WhatsApp (38) 9-9834-3040.