Notícias

23
Mai

Conheça mais sobre os procedimentos cirúrgicos para o Tratamento do Ceratocone

cirurgias-para-ceratocone

Dependendo do grau de progressão que o Ceratocone se apresenta, será necessário passar por um procedimento cirúrgico para a correção da doença.

Estes procedimentos cirúrgicos são indicados nos casos em que a progressão do Ceratocone já está avançando de forma rápida, diminuindo muito a qualidade da visão do paciente.

Existem três tipos de procedimentos cirúrgicos para esta correção:

Crosslinking de Córnea:

O Crosslinking é uma técnica desenvolvida para fazer reforço de uma estrutura, através da criação de ligações covalentes entre as moléculas de um mesmo tecido ou órgão. No caso da córnea, o reforço é feito nas fibras de colágeno de sua estrutura.

O reforço é feito através de uma reação fotoquímica entre a Riboflavina, que é aplicada ao olho através de gotas de colírios, e raios ultravioletas, que reorganiza as fibras da córnea, deixando-a mais estáveis e fortes. Com isso, a córnea mantém sua curvatura.

Implante de Anel de Ferrara:

O Anel de Ferrara, ou Anel Intraestromal, é um aparato de material biocompatível com o olho. Este Anel é chamado de intraestromal porque ele é implantado sobre a estroma, uma das camadas da córnea.

Ele é formado por um ou dois semi-arcos, implantados fora do eixo visual com o objetivo de diminuir ou regularizar a curvatura da córnea .

Este tratamento para o Ceratocone não é refrativo. Ou seja: o paciente que passar pela cirurgia de Implante de Anel de Ferrara deverá manter o uso de óculos ou lentes de contato após o procedimento.

Transplante de Córnea:

Quando o Ceratocone chega em seu estado máximo de progressão, é possível que os outros procedimentos não alcancem os efeitos desejados. Para estes casos, é recomendado o transplante de córnea.

O procedimento consiste em fazer a troca da córnea com Ceratocone por uma nova e saudável.

Existem dois tipos de transplantes de córnea: o lamelar, que é quando se trocam apenas algumas camadas da córnea, ou o penetrante, quando a córnea é trocada por inteiro.

É importante relembrar que somente um médico oftalmologista especializado pode diagnosticar e tratar o Ceratocone.

Os profissionais do Hospital de Olhos do Norte de Minas estão preparados para atender e tratar o Ceratocone, com atendimento personalizado e visando o melhor para a sua saúde ocular.

Marque agora mesmo a sua Cirurgia de Ceratocone com o Hospital de Olhos do Norte de Minas.

duvidas-ceratocone

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (38) 3222.0052 ou pelo WhatsApp (38) 9-9834-3040. Se preferir, acesse o site www.hospdeolhos.com.br ou clique aqui para falar com a Central de Atendimento