Notícias

11
Jun

Cuide da saúde dos seus Olhos!

CUIDE DA SAÚDE DOS SEUS OLHOS

 

Qual a última vez que você foi a um oftalmologista? Você já fez um exame de vista, ao menos para saber como anda sua visão? Se a resposta for não, fique atento. Os olhos são órgãos fundamentais do corpo e devem ser cuidados, periodicamente, para garantir uma maior qualidade de vida.

Sabemos que cuidar do corpo e da saúde é muito importante, porém, infelizmente as vezes negligenciamos algumas partes do corpo que também merecem cuidados para se manterem saudáveis. Este é o caso dos olhos.

Os olhos, como qualquer outro órgão, precisam ser cuidados para evitar doenças, infecções e consequentemente problemas na visão.

O exame de vista com oftalmologista evita várias complicações oculares que podem levar a cegueira.

Por quê fazer uma consulta oftalmológica? ​

O exame de vista com oftalmologista evita várias complicações oculares que podem levar a cegueira.

É de extrema importância para o diagnóstico e tratamento precoce de doenças oculares.

Somente o oftalmologista pode indicar a melhor correção (óculos, lentes de contato ou cirurgia) para o seu problema de vista.

O ideal é se fazer pelo menos uma consulta oftalmológica por ano.

Crianças devem fazer o acompanhamento desde o nascimento, e depois acompanhamento anual, pois estão em período de formação da visão, e o diagnóstico tardio de alguma alteração ocular pode levar a ambliopia (“olho preguiçoso”).

Não deixe de fazer o “Teste do olhinho” com o oftalmologista, pois pode-se descartar alterações como catarata, glaucoma ou má-formação ocular.

Quais as principais causas de uso de óculos?

Miopia: baixa de visão para longe. É de extrema importância o exame de fundo de olho rotineiro, devido as alterações da retina que podem estar associadas.

Hipermetropia: baixa de visão para perto, e em graus mais altos pode embaçar a visão também para longe.

Astigmatismo: baixa de visão para perto e longe, geralmente associado com uma maior sensibilidade à luz (fotofobia).

Presbiopia: também conhecida como “vista cansada”, caracteriza-se com baixa de visão para perto após os 40 anos de idade.

Ao longo da vida é possível adotar hábitos que podem ajudar a manter os olhos saudáveis. Entre eles está o cuidado com a iluminação – ao ler livros, revistas ou similares, é importante ter uma luz de fundo e outra mais forte no local de leitura. Outra questão envolve a automedicação, embora pareça inofensivo, o colírio é um medicamento para os olhos e, como tal, não deve ser usado sem orientação do oftalmologista, pois existem colírios específicos para cada situação. Abaixo listamos alguns outros cuidados que podem interferir diretamente na saúde dos olhos:

Óculos de sol 
Mais do que um artigo de moda, a função mais importante dos óculos de sol é proteger os olhos dos raios ultravioletas. É aconselhável adquirir modelos em uma ótica e optar por lentes escuras com proteção UVA e UVB. A exposição intensa dos olhos ao sol está associada ao desenvolvimento de catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Alimentação 
Prezar por uma dieta saudável e equilibrada é importante para o bem-estar e saúde geral do corpo. O consumo de vegetais de folhas principalmente escuras, como espinafre e couve, alimentos de cor amarelada ou alaranjada, como a cenoura e o mamão, são boas escolhas alimentares para a saúde da visão. No caso do diabético, é preciso fazer um controle dos níveis de açúcar sanguíneo, além também de controlar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, para evitar a retinopatia diabética.

Mãos x lentes de contato 
Nunca se deve tocar as lentes de contato sem lavar as mãos antes, mas é preciso ter certeza de que não ficaram resíduos de sabonete ou hidratante, pois essas substâncias podem causar irritações nos olhos. Tão importante quanto lavar as mãos é secá-las bem antes de manusear as lentes, já que elas podem absorver a água e dificultar o procedimento. As lentes precisam ser higienizadas com solução apropriada antes de colocá-las nos olhos e depois de tirá-las. Nunca se deve usar saliva ou água para higienizá-las.

Descanso aos olhos
Ao perceber os olhos secos ou cansados, recomenda-se piscar repetidamente e fechar os olhos por alguns segundos. Vale também praticar o seguinte hábito: a cada vinte minutos de contato direto com o computador ou eletrônicos semelhantes, procure olhar para longe por vinte segundos para descansar os olhos do esforço contínuo.

 

banner-honm-cta-site-fale-conosco