Notícias

20
Jun

MITOS E VERDADES – 4 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE A CATARATA

mitos-e-verdades-catarata

A Catarata é uma doença ocular bastante comum. Separamos para você 4 curiosidades sobre a Catarata:

A Cirurgia de Catarata teve seus primeiros registros datados do ano 600 a.C. O primeiro registro de que se tem conhecimento falando da técnica de Cirurgia de Catarata aparece em um livro chamado de “Compêndio de Susruta”, um dos mais tratados médicos de que se tem registro. No Compêndio, é possível achar um texto que descreve uma técnica primitiva de correção da Catarata, na qual o cristalino é deslocado para o lado através por uma incisão mínima, por onde era inserido um instrumento cirúrgico rudimentar. A técnica é usada até hoje em vilarejos menores da Ásia, apesar de ser pouco eficiente.

A maior parte dos casos de cegueira em todo o mundo estão ligados à Catarata.
Um estudo de 2016 realizado pela Organização Mundial da Saúde aponta que 45 milhões de pessoas em todo o mundo perderam completamente a visão por causa da Catarata, sendo 6 milhões de pessoas somente no Brasil. O estudo aponta também que pelo menos 125 milhões de pessoas apresentam visão já reduzida e bastante prejudicada pela catarata em estágios mais avançados e sem tratamento.

A Catarata não é uma doença exclusivamente “dos idosos”.
A causa mais comum da Catarata é o envelhecimento natural do cristalino, mas ela não é única. Apesar de ter maior incidência de casos em pessoas em idade avançada, saiba que é possível desenvolver Catarata precocemente, devido a fatores como inflamações nos olhos, uso indevido de medicação, sequelas de traumas oculares ou de forma congênita. Uma pesquisa de 2015 indica que a Catarata congênita atinge de 10 a 40 de cada 100.000 crianças até 1 ano de idade.

Existem fatores de risco para o agravamento da Catarata.
Apesar de o envelhecimento ser o fator de gatilho mais comum para o desenvolvimento da Catarata, ela também pode ter causas atreladas a fatores como traumas e infecções oculares, ou apresentar-se como doença secundária de outras patologias como Diabetes e obesidade. Existem também alguns fatores de risco, que aceleram o processo de envelhecimento das células, como o tabagismo, o alcoolismo, a exposição excessiva aos raios do Sol sem a devida proteção, alimentação pobre em nutrientes e automedicação indevida.

duvidas-sobre-catarata-adquirida

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (38) 3222.0052 ou pelo WhatsApp (38) 9-9834-3040.