Notícias

23
Mai

O Ceratocone é tratável! Saiba mais sobre os tratamentos

tratamentos-do-ceratocone

Dificuldades de visão sempre reduzem a qualidade de vida das pessoas, e com o Ceratocone não é diferente.

Diferente dos erros refrativos, o Ceratocone é uma doença progressiva, o que quer dizer que ela vai aumentando com o passar do tempo. Por isso o acompanhamento de um médico oftalmologista é tão importante neste caso.

Existem tratamentos indicados para cada estágio de evolução do Ceratocone, que podem impedir a progressão e melhorar a acuidade da visão do paciente.

O tratamento ideal para cada cada caso só pode ser determinado por um médico oftalmologista, depois que o paciente realizar uma série de exames específicos que identificam a presença do Ceratocone e seu estágio de progressão.

Exames de Ceratocone

O diagnóstico do Ceratocone só pode ser determinado por um médico oftalmologista especializado, depois que o paciente realiza uma série de exames específicos, que podem identificar a existência da doença e seu grau de progressão.

Os exames para a detecção do Ceratocone envolvem estudo completo do olho. Através de aparelhos de alta tecnologia, o médico consegue estudar e entender toda a estrutura do olho em detalhes. Os equipamentos conseguem medir a espessura  e curvatura da córnea, observando também a saúde geral das células corneanas.

Os tratamentos do Ceratocone

Depois de detectada a presença do Ceratocone, o médico deverá decidir o tratamento mais adequado para cada caso, de acordo com o grau de progressão em que a doença se apresenta no paciente.

Os tratamentos podem ser cirúrgicos e não cirúrgicos.

Os tratamentos não cirúrgicos incluem uso contínuo de óculos de correção ou lentes de contato – gelatinosas ou rígidas, dependendo do caso. São indicados para melhorar a acuidade visual do paciente, corrigindo o grau do erro de refração.

Já os tratamentos cirúrgicos são usados para reforçar as fibras de colágeno da córnea, ou implante de material biocompatível dentro da córnea para melhorar sua curvatura. Em último caso, é indicado o transplante de córnea.

Os procedimentos cirúrgicos são conhecidos como: Crosslinking de córnea, Implante de Anel de Ferrara e Transplante de Córnea.

Veja abaixo os tratamentos indicados para os 4 estágios de progressão do Ceratocone:

Estágio I – óculos ou lentes de contato gelatinosa, para correção da acuidade visual;Crosslinking;

Estágio II – crosslinking de córnea, quando nota-se a progressão da doença

Estágio III – crosslinking de córnea + Implante do Anel de Ferrara + óculos ou lente de contato

Estágio IV – Transplante de Córnea, Lamelar ou Penetrante.

No Hospital de Olhos do Norte de Minas, você pode realizar os exames e tratamentos de Ceratocone com nossos especialistas, em instalações pensadas para garantir seu conforto e segurança.

Agende já uma consulta com nossos oftalmologistas.

duvidas-ceratocone

Caso ainda tenha dúvidas, fale conosco pelo telefone (38) 3222.0052 ou pelo WhatsApp (38) 9-9834-3040. Se preferir, acesse o site www.hospdeolhos.com.br ou clique aqui para falar com a Central de Atendimento