Verion Image Guided System

equipamento para cirurgia de catarata

O Verion™ Image Guided System é um sistema projetado para oferecer o máximo de precisão, consistência e controle no planejamento e execução das cirurgias de catarata. Desenvolvido e comercializado pela divisão de produtos oftalmológicos do Grupo Novartis® e líder mundial em cuidados com os olhos, o novo sistema será lançado no Brasil durante o Simpósio Internacional Moacyr Álvaro (SIMASP), organizado pelo Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, que acontece em São Paulo entre os dias 5 e 7 de março.

Pacientes com catarata buscam cada vez mais por melhores resultados visuais, com o objetivo, inclusive, de abandonar os óculos após uma cirurgia de catarata. Por isso, nunca foi tão importante trabalhar de forma assertiva para reduzir o erro refrativo com lentes intraoculares de alta tecnologia e com dispositivos que ajudam a posicionar as lentes perfeitamente de acordo com a necessidade de cada paciente. O Verion™ Guided System vem para atender a essa necessidade e traz um processo inovador para a cirurgia de catarata. “Ao invés de avaliar o erro de refração no final do procedimento, o sistema ajuda a minimizar potenciais fontes de erro durante cada etapa do processo cirúrgico, ajudando o cirurgião a atingir o melhor resultado possível”, diz Jean Rossa, Diretor da Unidade Cirúrgica.

A partir de imagens minuciosas do olho de cada paciente, o Verion™ ajuda o cirurgião a planejar cada etapa da cirurgia de catarata. Começando por um mapeamento que ajuda a determinar a biometria e selecionar a melhor opção de lente intraocular, o Verion™ captura uma imagem digital de referência em alta resolução do olho do paciente. Esta “impressão digital” do olho servirá para registrar e rastrear o olho durante todo o procedimento, fornecendo uma referência visual que auxilia e guia o cirurgião. O sistema indica onde serão realizadas as incisões, marcações da capsulotomia – técnica usada para remover o cristalino – e do posicionamento correto das lentes intraoculares, principalmente, no caso de astigmatismo ou de lentes multifocais. Durante cada etapa da cirurgia o Verion™ faz ajustes em tempo real, conforme o olho do paciente se movimenta, garantindo um resultado final ainda mais preciso.

Os dados produzidos pelo Verion™ podem ser transportados do consultório ou centro de diagnóstico para o centro cirúrgico por um pendrive e o planejamento carregado em todos os equipamentos utilizados na cirurgia de catarata, integrando a Suíte de Catarata Refrativa. A Suíte inclui o LenSx® Laser System, equipamento pioneiro no mercado que faz as incisões e fragmentação do cristalino com um laser femtossegundo, o Centurion® Vision System, facoemulsificador que aspira o cristalino e ajuda na colocação da lente intraocular, e o microscópio cirúrgico, que auxilia todo o processo cirúrgico.